quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Itaquera




Distrito paulistano de
Itaquera
Linha6Dombosco.jpg
Itaquera.png
População201.512 hab. (2000)
Renda médiaR$ 1.058,87
IDH0,795 - médio (76°)
SubprefeituraItaquera
Região AdministrativaLeste 1
Área Geográfica4
Distrito de Itaquera e arredores
Distritos de São Paulo São Paulo City flag.svg

Itaquera (em tupi-guarani: "pedra dura" ou "pedra dormente") é um distrito da Cidade de São Paulo, localizado na zona leste e pertencente à Subprefeitura de mesmo nome.
Vem sendo beneficiada, assim como Guaianases, por vários investimentos sociais do governo estadual e municipal, de modo que obteve significativa melhora em sua infraestrutura. Dentro de seus limites passa a avenida Jacu Pêssego, obra com projetos de extensão até o porto de Santos e o Grande ABC, na porção meridional, e até o município de Guarulhos, na porção setentrional.
Suas principais vias são: Avenida Jacu Pêssego/Nova Trabalhadores, Rua Augusto Carlos Baumann, Avenida dos Campanellas que leva até o bairro de Artur Alvim,e a Rua Virginia Ferni que liga a Cohab até a radial leste, além das avenidas Radial Leste e Avenida Itaquera. O distrito também é atendido pela Linha 3 (vermelha) do Metrô de São Paulo e pelo Expresso Leste da CPTM.
Em Itaquera está a Obra Social Dom Bosco - Itaquera, que vem auxiliando os jovens da região a profissionalizarem-se em busca de uma oportunidade de emprego.


História

Colonização

Em Itaquera por volta de 1620, apareceram as primeiras referências a "Roça Itaquera", localizada nas proximidades da Aldeia de São Miguel. No final do século XVII a região passou a ser citada como povoamento de São Miguel, no fim do século XVIII, como território da freguesia da Penha e por último como bairro do distrito de São Miguel Paulista. Em 1920 passou a ser um "Distrito Autônomo".


Desenvolvimento

O desenvolvimento do distrito foi em grande parte sob a forma clássica de loteamentos e vilas. Em 1837 somente existiam duas fazendas: Fazenda Caguaçú e a fazenda do Dr. Rodrigo Pereira Barreto, também conhecida como Sítio Caguaçu.
Após 14 anos as fazendas foram divididas em lotes e foram vendidas, os compradores fizeram casas no local e ergueram uma capela em louvor a Santa Ana, surgindo assim a Vila Santana. A Fazenda Caguaçú foi vendida a Companhia Pastoril e Agrícola, esta fazenda era delimitada aproximadamente pelo Rio Jacu de um lado, pela linha do trem de outro, pelo Rio Aricanduva de outro, abarcava as áreas que hoje são conhecidas como Vila Carmosina, Colônia Japonesa, Jardim do Carmo e Parque do Carmo. O primeiro "loteamento" ocorrido na região foi no Sitio Caaguassu, que foi dividido em lotes de 10 mil m² cada um, sendo vendido para área de veraneio e chacaras para pessoas como Sabbado D'AÂgelo (empresário conhecido na região) Famili Baumann, e politicos como David Domingos Ferreira e Dr. Alvaro de Mendonça. Posteriormente a Companhia Pastoril e Agrícola vendeu parte da Fazenda Caaguassu para o Sr. Oscar Americano (área do Jardim e do Parque do Carmo) Fez um loteamento de cunho popular e urbano plenamente planejado (um dos primeiros da Zona Leste de São Paulo) no que hoje conhecemos como Vila Carmosina, e fez loteamentos de cunho rural, na área hoje conhecida como Colônia Japonesa. Assim Itaquera passou a ser povoada, em ritmo acelerado.


Atualmente

Há um progresso acentuado no setor industrial, o distrito tem muito a crescer possuíndo apenas algumas indústrias em expansão. O comércio tem se desenvolvido, e cresce constantemente. A rede bancária se desenvolveu bem e hoje existem vários bancos no local. Além disso, possui uma unidade do Poupatempo e o Shopping Metrô Itaquera ao lado da estação de metrô Corinthians-Itaquera, além dos planos para a construção do Novo Estádio do Corinthians no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário